↑ Aslaug Moksnes. Likestilling Eller Særstilling?

estatísticas, Em suas variantes (bokmål e nynorsk. Noruega (em norueguês: Norge; em norueguês nynorsk: Noreg; em sami do norte, Norga), de forma oficial Reino da Noruega, é um Estado soberano da Europa setentrional, cuja forma de governo é a monarquia democrática parlamentar.

o Seu território está ajeitado em dezoito províncias ou fylker e a tua capital é Oslo. Juntamente com a Suécia, Finlândia e Rússia, como a península escandinava. Por outro lado, a Noruega, a Suécia e a Dinamarca, formam a Escandinávia. As ilhas Svalbard e Jan Mayen são também fração do território nacional norueguês. A soberania a respeito de Svalbard foi estabelecida pelo tratado de Svalbard, assinado em 1920, e tem tua capital em Longyearbyen.

A ilha de Bouvet, no Atlântico sul, e a ilha de Pedro I, no sul do oceano Pacífico, são considerados dependência e, em vista disso, não formam porção do Reino como tal. A Noruega é um dos países que reclama território antártico: a Terra da Rainha Maud.

Desde a Segunda Guerra Mundial, o país experimentou um ligeiro avanço económico e é hoje um dos países mais ricos do mundo, situado em terceiro espaço, de acordo com o seu PIB per capita. A Noruega mantém o paradigma nórdico de bem-estar com assistência médica universal e um sistema de segurança social integral, e seus valores estão enraizados em ideais igualitários.

  • 2002 Asas Ao Mundo
  • 2003 – The Armenian Genocide: A Look Through Our Eyes (dir. Vatche Arabian)
  • O xadrez ou os jogos de cartas são úteis, contudo não há que deixá-los obter
  • Se quiser
  • E eu irei botar: ‘Aqui jaz meu marido, AO Fim RÍGIDO!’

O estado norueguês tem grandes posições de posse em sectores industriais chave, com amplas reservas de petróleo (Equinor), gás natural, minerais, madeira, frutos do mar e água açucarado. A indústria do petróleo representa em torno de um quarto do item interno bruto (PIB) do país. Numa base per capita, a Noruega é o superior produtor de petróleo e gás natural do universo fora do Oriente Médio. A Noruega é o terceiro maior exportador de petróleo do mundo após a Rússia e Arábia Saudita e a tua indústria do petróleo representa uma quarta divisão de seu PIB. A nação também tem numerosos recursos naturais, como energia elétrica, gás natural, minerais, pesca e silvicultura.

Em 2006 era o segundo superior exportador mundial de pesca marítima, depois da China. Outros setores de sua economia, incluindo a indústria de alimentos, construção naval, metalurgia e mineração, a criação de papel e de produtos químicos. 2015 encontrava-se no sétimo território.

Também é conhecido por ser um dos países mais eficazes, como essa de o mais democrático, de acordo com um relatório de 2014, The Economist. O idioma oficial é o norueguês —em tuas duas modalidades escritas: bokmål e nynorsk—, uma língua norgermánica relacionada diretamente com o dinamarquês e sueco. Na sua maior parte, os falantes de norueguês, dinamarquês e sueco são capazes de assimilar entre si.

Seu nome oficial Reino da Noruega: Kongeriket Norge em bokmål e Kongeriket Noreg em nynorsk. Sami do norte: Norga ou Norgga gonagasriika. Sami de Lule: Vuodna ou Vuona gånågisrijkka. Sami do sul: Nøørje ou Nøørjen gånkarijhke. Kven: Norja ou Norjan kuningaskunta. Muitos etimologistas acreditam que o nome do país vem das línguas nórdicas e germânicas que significa “caminho do norte” ou “o trajeto para o norte”, que em nórdico velho seria Nord veg ou Norð vegri. Em nórdico velho, o nome da Noruega era Nóreegr, em saxão antigo Norþ weg e no latim medieval Norvegia.

A prova escrita mais antiga da utilização do topónimo “Noruega” data do século IX, em uma tradução em inglês de um livro de Paulo Orósio, Sete livros de história contra os pagãos. A tradução foi feita pelo rei Alfredo, o Grande, de Wessex para adicionar uma contagem de si as viagens de Ohthere de Hålogaland, uma aventura viking.

O território norueguês foi povoado há doze 000 anos. Acredita-Se que chegaram a partir da atual Finlândia e que agora tinham um enorme culto para o mar, já que era sua principal fonte de alimento. O tempo viking —entre os séculos IX e XI— significou a unificação e expansão da Noruega.