Como Usar A Inteligência Artificial Para Trabalhar A Arte E As Emoções Em Sala De Aula

Analisando projetos inovadores em sala de aula nos deparamos com Jorge Calvo@jorgemcalvo , consultor e formador de Tecnologia educacional do Colégio Europeu de Madrid. Anteriormente nos havia contado uma de suas experiências sobre ” Qual é o fundado intuito da Tecnologia nas salas de aula?

” Hoje nos quer irradiar uma outra de tuas experiências: como utilizar a inteligência artificial pra trabalhar a arte e as emoções em sala de aula. Diante da pergunta, 9 e 16 anos? O que é Art-FaceFelling? Conta-Nos do mesmo jeito que projecto surge ao trabalhar as expressões de retratos em suas aulas de Arte. Não apenas queriam explicar a história de quadros como A Mona lisa, As Meninas ou O Grito, se não assim como queriam ver a frase ou sentimentos que mostra este quadro, no momento em que foi pintado.

Pra esta finalidade, foram apoiado no reconhecimento facial por intervenção de um aparelho. Puseram mãos à obra e construíram uma aplicação móvel, baseada em PowerApps de MicrosoftEDU, que, mediante o reconhecimento de padrões pela cara, era capaz de jogar com os percentuais de alegria, ansiedade, surpresa e susto. Graças ao desenvolvimento desta tecnologia, puderam realizar uma atividade atraente pros estudantes, completamente desigual, prática e motivadora que lhes permitiu trabalhar as emoções em sala de aula. Este serviço foi montado a mão de Ruth Botto, professora de Arte e Desenho, que, junto com Jorge Calvo, optaram fazer esta atividade usando seu Aplicativo. Logo em seguida nos explicam em que consiste. Primeiro, deveriam escolher um retrato de um pintor que haviam estudado previamente.

O passo seguinte foi documentado deste quadro e do protagonista que ele estava pintado. Isso lhes dava o tema de que tipo de pessoa e caráter poderia ter. Uma vez realizado esse passo, avalia o quadro com a App pra acompanhar as emoções que, de acordo com a IA mostrava quando se pintou.

  1. Hoje, é hoje
  2. dois Como usar de forma produtivo, um quadro-sinopse
  3. PERCEPÇÃO DO TEMPO EM HEMODIÁLISE
  4. 4 Século XXI

Após esta cota de História e Arte, entrava em ação o Desenho. Lhes pediam aos alunos que fizessem uma imagem tentando mostrar a mesma emoção que o seu quadro, até já imitando a postura. Graças à App, eles podiam reforçar e sondar tantas vezes sua imagem como pessoa, para aproximar-se desse “percentagem” de emoção que estavam procurando.

Finalmente, a parte término da atividade era desenhar sobre isso uma folha em branco a tua imagem. Assim, jogando com diferentes técnicas de desenho que a professora de arte explicou-lhes, puderam fazer com que assim como o desenho analisado na App tivesse o mesmo grau de frase.

Jorge e Ruth querem nos sobressair assim como este projeto é um exemplo de que forma a tecnologia poderá levar a sala de aula como uma ferramenta magnífica para unificar diferentes disciplinas ou metodologias em uma única atividade de categoria. Você tem em marcha uma experiência inovadora na sua sala de aula? O recomendar alguma metodologia ou ferramenta que está colocando em prática com seus alunos? Se quiser gente a sua experiência e que esta seja conhecida por toda a comunidade educativa abrimos este espaço pra ti. Entre em contato conosco.