Parres Arias 150, Col. Presépios, C. P. 45100; Zapopan, Jalisco, México. Por esse artigo relatamos resultados de uma investigação sobre isso como as recentes tecnologias de comunicação estão afetando as relações amorosas dos jovens em Guadalajara. Analisamos como estes usos tecnológicos ampliam as áreas de observação e vigilância do outro, redefinindo as fronteiras entre a liberdade e o controle, e reforçando componentes do padrão de carinho romântico. Palavras-chave: Jovens, carinho, novas tecnologias, comunicação, conflitos.
In this article we report findings from research on how new communication technologies affect young people’s romantic relationships in Guadalajara. Nós analyze how these technological use expand areas of monitoring and surveillance of the other, redefine the boundaries between autonomy and control, and tend to reinforce components of the model of romantic love.
Key words: Youth, love, new technologies, communication, conflicts. Os mundos de forma amoroso e sexual estão transformando drasticamente pelo uso generalizado da Internet, a crescente dissociação do sexo e dos sentimentos e o questionamento dos pretextos tradicionais do amor romântico. Neste serviço abordamos várias transformações que os jovens estão protagonizando a cena do afeto e o casal, através da observação de entrevistas semiestructuradas. Nossa pesquisa focaliza a atenção nos cruzamentos e sobreposiciones entre os mundos online e offline das relações de namoro dos jovens pesquisados, independentemente do tipo que seja (formais ou informais) e a duração que elas não têm.
De modo típico, indagamos os usos de redes sociais (com ênfase no Facebook) e de aplicativos de intercomunicação instantânea (especificamente o WhatsApp), como esta de tuas conseqüências nas formas de experienciar o afeto e o casal. Nesse post, vamos debater alguns dos resultados de nossa busca orientada pela pergunta: qual O conceito de carinho romântico remete a idealizações, como gostar uma pessoa a quem se considera excepcional, com quem se deseja estar e por quem você tem interesse e está disposto a fazer coisas.
Consideramos também que junto com estes padrões culturais, o carinho é monitorado por outros atores com quem se mantêm relações sociais recorrentes ou esporádicas, profundas ou breves (sejam de parentesco, amizade, serviço, convivência, entre outras). Por outro lado, consideramos os adolescentes a partir da abordagem de Bourdieu (1990) expressa o mesmo título de teu post “A juventude não é mais que uma palavra”, isto é, evitando qualquer definição biologicista ou essencialista.
- Cinco Em Palencia
- O Parque Industrial e Tecnológico de Illescas (Toledo), com a planta da Airbus
- Aprenda mais sobre a cultura que você vai visitar, costumes, tradições e locais
- dezesseis Termas de Salto Grande
- 3 A cabeça de Leonard Nimoy
- A moda virtual
Os resultados que nutrem este serviço foram obtidos numa investigação mais ampla sobre o assunto como os adolescentes experimentam o amor e o casal em redes sociais e aplicativos de smartphone tipo chat. Essa busca foi qualitativa e exploratória. O serviço de campo contemplou a realização de dezenove entrevistas semiestructuradas a jovens de doze a 29 anos,quatro residentes da zona metropolitana de Guadalajara.
A mostra foi composta por 10 homens e 9 mulheres, distribuídos em 4 grupos de idade (12-14; 15-19; 20-24; 25-29 anos) e selecionados pela técnica de bola de neve. Estes adolescentes pertencem às classes médias em um recinto urbano, possuem aparelhos smartphone e acessam a Internet por intervenção de redes wi-fi, ainda que alguns também têm contratados planos de fatos.
Todos os adolescentes entrevistados tinham alguma experiência de conexão de casal; a maior parte tinham, no instante da entrevista, no tempo em que que os outros tinham tido uma ou mais relações de casal no passado. Os textos das referidas entrevistas foram analisados a começar por uma estratégia de codificação indutiva, pesquisa de padrões de ação e sentido, bem como de exceções (ações ou significados atípicos dentro da demonstração). Os jovens que temos entrevistado estão interessados em tornar percebíveis tuas identidades, gostos, experiências e críticas de diversa índole én estabelecem os limites entre o que pode e não ser publicado pela Internet.