Ethernet (pronunciado /ˈiːθərnɛt/, em inglês) é um modelo de rede de área ambiente de computadores, por suas siglas em espanhol Acesso Múltiplo com Escuta de Portadora e Detecção de Colisão (CSMA/CD). Seu nome vem do conceito físico de éter (ether, em inglês).
Ethernet define as características de fiação e sinalização; de camada física, e formato de tramas de dados do grau de ligação de detalhes do padrão OSI. Ethernet se tomou como base para a elaboração do padrão internacional IEEE 802.3, sendo usualmente tomados como sinônimos.
Se diferenciam em um dos campos da trama de detalhes. Entretanto, os frames Ethernet e IEEE 802.3 são capazes de coexistir pela mesma rede. Em 1972 Metcalfe se mudou para a Califórnia pra trabalhar no Centro de Pesquisa da Xerox em Palo Alto chamado Xerox PARC (Palo Alto Research Center). Lá estava projetando o que se considerava a “escritório do futuro” e Metcalfe encontrou um recinto ótimo pra construir suas preocupações.
Se estavam testando umas pcs denominadas Alto, que já dispunham de recursos gráficos e mouse e foram consideradas os primeiros computadores pessoais. Também estavam fabricando as primeiras impressoras a laser. Queria ligar pcs entre si para falar sobre este tema arquivos e impressoras.
A intercomunicação tinha que ser de muito alta velocidade, da ordem de megabits por segundo, por causa de a quantidade de dica a enviar pra impressoras era espaçoso (tinha uma resolução e velocidade comparável a uma impressora a laser atual). Para Metcalfe, especialista em intercomunicação do computador com vinte e sete anos de idade, foi-lhe confiada a tarefa de atirar e construir a rede que unisse tudo aquilo. Contava para esta finalidade com a assistência de um estudante de phd de Stanford chamado David Boggs.
- Dois Pátio de Bonecas
- 5 Verificação da forma
- 1987 Prêmio Crítica Serra d’Or de romance La mort i da primavera noventa e um
- Sempre e quando seja uma wiki que tenha sido configurada
A rede de 1973 já tinha todas as características primordiais da Ethernet atual. Em 1975 Metcalfe e Boggs descreveram Ethernet em um post que enviaram Communications of the ACM (Association for Computing Machinery), publicado em 1976. Ele já descreviam o exercício de repetidores pra ampliar o alcance da rede.
Em 1977 Metcalfe, Boggs e outros dois engenheiros da Xerox obteve uma patente para a tecnologia básica de Ethernet, e em 1978, Metcalfe e Boggs receberam outra pelo repetidor. Nesta época todo o sistema Ethernet foi domínio de Xerox. Convém destacar que David Boggs criado no ano de 1975 durante sua estadia na Xerox PARC, o primeiro roteador e o primeiro servidor de nomes da Internet.
Ethernet se tomou como apoio pra elaboração do modelo internacional IEEE 802.3, sendo usualmente tomados como sinônimos. Diferenciam-Se em um dos campos da trama de fatos. Porém, as tramas originais Ethernet e IEEE 802.3 podem coexistir na mesma rede.